Na infância que se inicia a formação dos hábitos alimentares que permanecerão ao longo da vida!


DICA-Fibras Alimentares

18/02/2013, por Flávia Zaccarelli
Fibras Alimentares

Consiste na parte comestível de plantas ou carboidratos que são resistentes à digestão e à absorção no intestino delgado. Promove diversos efeitos benéficos como: regula a função intestinal, diminuição do colesterol e da glicose sanguínea.

São classificadas de acordo com a solubilidade no sistema gastrointestinal:

- Fibras solúveis: É classificada como solúvel por reter água, formando assim uma estrutura em forma de gel, aumentando o tempo do esvaziamento gástrico (proporcionando maior saciedade).  A principal fibra solúvel é a pectina, encontrada na aveia, soja, lentilha, ervilha, cenoura, maçã, frutas cítricas. 

- Fibras insolúveis: Não interagem com a água, portanto não formam géis, mas a principal função deste tipo de fibra é a aceleração do movimento do bolo fecal, fazendo com que o intestino funcione regularmente. A principal fibra insolúvel é a celulose, que é encontrada em casca de frutas, farelo de trigo, feijão, milho, verduras folhosas, soja.

Lembrando que as fibras possuem diversos benefícios se consumidas regularmente:
Diminuição dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim);
Melhor tolerância à glicose e controle do diabetes tipo 2, devido à diminuição do esvaziamento gástrico e a redução de absorção de gordura;
Melhora da função do intestino.

A recomendação diária de fibra alimentar para adultos é de 20 a 30g.

Deixe seu comentário