Na infância que se inicia a formação dos hábitos alimentares que permanecerão ao longo da vida!


DICA-Alimentos Verdes

31/10/2012, por Flávia Zaccarelli
Os alimentos verdes são ricos em nutrientes essenciais para nosso organismo. Possuem poucas calorias, e associados à outras cores de alimentos formam a base de uma alimentação saudável.

Segue abaixo alguns alimentos:

Brócolis: hortaliça rica em vitamina A (importante para a visão); vitamina C (importante na absorção de ferro e para o sistema imunológico); fibras para o bom funcionamento do intestino; ácido fólico (funcionamento do sistema imunológico e nervoso) e cálcio. Pode ser utilizada em diversas preparações culinárias.

Rúcula: rica em vitamina A e C, cálcio e ferro, auxiliando na prevenção da anemia e ótimo estimulante de apetite.

Escarola: possui poucas calorias e muitas fibras. Boa fonte de vitamina C, folato,  beta caroteno, cálcio, ferro, potássio. Tem sabor um pouco amargo, porém é muito utilizada em saladas e acompanhamento de molhos cremosos.

Espinafre: excelente fonte de vitamina A e B2. Fornece também potássio, cálcio, fósforo, magnésio. Suas folhas ainda possuem flavonóides, contendo propriedades antioxidantes.

Receita

Brocolitos (Steak de brócolis)

Ingredientes:

1 pacote de pão de forma integral;
4 xícaras de brócolis;
1/2 xícara de farinha de quinua;
3 ovos inteiros;
1/2 xícara de semente de linhaça;
1/2 xícara de leite ou acrescentar até o ponto de formar bolinho;
2 colheres de sobremesa de manjericão seco;
2 colheres de sobremesa de orégano;
Sal a gosto;
Pimento do reino a gosto;
Farinha de trigo integral;
Farinha PANKO.

Modo de preparo:

Cozinhe o brócolis na água, corte em pedaços menores;  Triture o pão integral;  Em uma tigela junte o pão, o brócolis picado, a quinua, 2 ovos, a linhaça, o leite, o manjericão e orégano, misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto;  Deixe descansar por 10 minutos;  Monte os steacks no formato que desejar;  Em três pratos coloque a farinha de trigo integral, 1 ovo batido e a farinha panko.; Passe os steacks pela farinha de trigo, depois no ovo e por ultimo na farinha panko;  Coloque para assar na temperatura de 150º entre 30 e 40 minutos e sirva.

Obs: Essa receita foi elaborada e testada pelas alunas Bruna Medeiros, Carolina Castro, Flávia Zaccarelli, Natany Araujo e Priscilla Bogaert do curso de graduação em Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na matéria de Tecnologia de Alimentos e apresentada no Workshop de alimentos.

 

 

 


Deixe seu comentário