Na infância que se inicia a formação dos hábitos alimentares que permanecerão ao longo da vida!


DICA- Fritura X Cozidos, Grelhados e Assados

01/11/2012, por Priscilla Bogaert

Na hora do preparo dos alimentos surgem muitas duvidas, de como elaborar uma refeição, que seja saudável e saborosa ao mesmo tempo.
Alimentos fritos na maioria das vezes são mais saborosos, pois a gordura além de modificar o sabor, melhora a textura dos alimentos, deixando-os macios e crocantes.  Porém a fritura não é uma forma saudável de preparo, deixando os alimentos altamente calóricos e o consumo excessivo de gordura pode levar a problemas de saúde como a obesidade, colesterol elevado, entupimento de artérias, doenças cardiovasculares, entre outras.
Opções na forma de preparo:
  • Assados: colocar o alimento em uma assadeira, cozinhar sob a ação do calor seco (assar) em altas temperaturas, tampados ou destampados. 
Desvantagens: pode ressecar o alimento. Evite regá-lo com o caldo que se solta à medida que o preparo avança, esse caldo pode apresenta grande quantidade de gordura, parte dessa gordura antes perdida é reabsorvida, aumentando o valor calórico da sua refeição. 

  • Cozidos: técnica em que o alimento é preparado na água ou vapor até adquirir uma consistência macia. 
Desvantagens: adicionar o alimento para cozinhar quando a água ainda está fria traz perdas de seus nutrientes significativas. Não coloque os legumes quando ela ainda estiver fria.

  • Cozidos no vapor: consiste na cocção dos alimentos pela aplicação indireta do calor proveniente de água em ebulição. Os minerais e as vitaminas dos alimentos são mais bem conservados, pois não há perdas por difusão, como na água. 
Desvantagens: este tipo de cocção é um pouco mais lento em comparação à cocção em água. 

  • Grelhados: coloca-se o alimento numa superfície (chapa, grelha) em alta temperatura.
Desvantagens: por ser um procedimento rápido, é possível que o interior do alimento fique ligeiramente cru, o que não é ideal.

Receitas:

Legumes Grelhados

Ingredientes:
2 berinjelas cortadas ao meio em sentido vertical
2 pimentões sem semente cortados em fatias verticais
2 cenouras cortadas em diagonal
1 cebola cortada em 8 gomos
1 batata doce cozida cortada em fatias
1/4 de xícara de chá de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre
2 dentes de alho amassados
Sal
Ervas finas

Modo de preparo:
Cozinhe por cerca de 5 minutos os legumes no vapor, coloque os legumes numa travessa, misture bem todos os ingredientes aos legumes. Deixe descansar por 1 hora, mexa de vez em quando, coloque os vegetais na grelha, pode ser gril elétrico, deixe por 2 ou 3 minutos. Sirva com churrasco ou carne grelhada.

Filé de frango grelhado

Ingredientes:
4  Filés de frango
1 Limão
1 Colher de café de sal
Pimenta a gosto
4 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:
Coloque os filés em uma tigela e tempere com sal, a pimenta e o suco de limão, deixe pegar o tempero por 2 horas. Use uma frigideira de grelha ou chapa de gril, espalhe o azeite, coloque os filés e deixe-os dourar de um lado por uns 4 minutos e depois vire para dourar do outro lado. Sirva a seguir.


Deixe seu comentário